terça-feira, janeiro 16, 2007

Os que partem e os que ficam



Qualquer separação é difícil. Para ambas as partes. Pressupõe uma divisão. E dividir é sempre inferior que multiplicar ou somar. Mas é inevitável. Todos os dias separamo-nos nas mais pequenas coisas e nem sequer damos conta. É a cama que fica, tão quentinha neste tempo; dos nossos chinelos, que dão bem mais conforto que estes sapatos; do livro que fica na mesinha de cabeceira, que está mesmo na melhor parte; da nossa família, que tem outros afazeres; e de uma miríade de outras coisas que nos sabem bem, mas o dever nos chama.

Assim é igualmente nas partidas. Os que embarcam e os que ficam aterrados. Não de terror mas de pena por não irem também. E a pena que escreve, de longe, tremeluzente na chama da saudade também sofre. É sempre difícil separar. Para qualquer. E a discussão estéril de quem sofre mais, perde-se na mesma solução do ovo e da galinha. Sofre-se. E sente-se, paradoxalmente, que a distância só encurta se essa dor se mantiver.

Quem fica, tem a companhia dos outros, solidários no vazio e nas palavras de apoio, mas o dia-a-dia, que pesadamente se arrasta na rotina, é ácido que corrói devagarinho.
Quem vai, tem o horizonte longo e largo, da novidade satisfeita, do desafio estimulante. Mas cedo a soledade saudosa aperta e as paredes do quarto sufocante são celas a quem se confessa tudo.

Mas, tempos virão em que tudo se mitiga, nem que seja pelo regresso certo, e do abraço caloroso ao filho pródigo, a quem tudo se perdoa.

Para ti, brother, que foste e nós que ficamos, o nosso Bloga-me isto!

6 comentários:

  1. Mais uma vez me conseguiste comover-me de forma incrível... Talvez porque esta "partida" me diga muito e me tem feito passar momentos difíceis!
    Obrigada,por saberes aplicar tão bem as palavras àquilo q sentimos... eu sinceramente não me consigo expressar...
    Bjinhos e PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  2. Morreste-me.

    Melancolicamente belo:)

    "Oh xico" bloga-me isto!!

    Beijooo*

    ResponderEliminar
  3. Caro,
    Como compreendo bem!
    Abraço

    PS: Tenho que re-afirmar: És dado às palavras certas, sem excessos nem defeitos. Como sempre.

    ResponderEliminar
  4. Olá Francisco. Bom dia.
    Gostaria de avisá-lo que tomei a liberdade de copiar e postar seu texto na minha página principal do orkut, é claro, com seu nome e referencia do seu blog. Perdi meu irmão nesta segunda -feira aos 35 anos e já havia lido o seu texto antes. Estamos perplexos ainda com o acontecimento e as palavras tão bonitas tem tocado os nossos corações e dos amigos também.
    Se houver algum problema, é só você me pedir que eu retiro.
    Agradeço a atenção e peço mais uma vez que perdoe-me pela ousadia.
    Abraços...
    Etiene Oliveira
    ettyene@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Etiene
    Deixe-me expressar os meus pêsames pela sua perda. Honra-me muito que as minhas palavras tenham sido assim lidas e dedico-as também ao seu irmão.
    Os meus melhores cumprimentos
    Francisco

    ResponderEliminar