sexta-feira, maio 16, 2008

Imagem da viagem para Caracas

O nosso PM foi apanhado a fumar no voo para Caracas. Já não é novidade.
A justificação foi que não conhecia a lei, que foi aprovada pelo seu governo. Também não é novidade. Faz lembrar uns projectos em que supostamente assinou mas não foi ele que os fez.

É razão para dizer: “Ó Zé, dá-me uma passa!” Passou-se.



*Bloga-me isto!

quarta-feira, maio 07, 2008

"Pensatempos"


Gosto de ler frases feitas. Mais famosas, menos famosas. Não interessa. O que me agrada é ler reflexões, pensamentos, inspirações, conselhos, pedaços de rasgos iluminados que colocam em palavras realidades que muitas vezes sentimos mas não as sabemos exprimir, concretizando as abstracções. Fica bem uma frase destas num fim de um texto, tal cereja no topo do bolo. Faço-o aqui várias vezes. Mas faço sempre a respectiva vénia a quem a proferiu pela primeira vez, referindo o seu autor.

Há dias tive o “desprazer” de passar os olhos por um livro editado por uma personalidade muito conhecida da nossa praça. O dito VIP chamou a esse livro o nome pomposo de “Pensamentos”, dele subentende-se. Tratam-se de frases alegadamente proferidas ou registadas desta persona, que inspiraram sua vida pessoal e profissional. Tudo muito bem. Pode se achar vindo de uma pessoa de ego inchado e pouco modesto, mas trata-se realmente de alguém que venceu na vida. Agora o pior é apropriar-se de frases, a maior parte delas desconhecidas do grande público, como suas. Algumas foram ardilosamente modificadas, como por exemplo “O meu gasto mais dispendioso é o tempo”, mas a maior parte estão “escarrapachadas” como realmente vieram ao mundo.

Suspeito que a pessoa nem sonha que essas frases já foram ditas e que nem imagina que o indivíduo que contratou para fazer o dito livro nem sequer foi muito estudioso para buscar as “frases soltas”. Bastou ler um panfleto do banco BES.

Diz-se que uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade. Será que uma verdade dita muitas vezes perde o seu dono? Espero que não porque as ideias têm pais, não nascem órfãs. “A César o que é de César” (Jesus Cristo).

A esse VIP (Very Imported Person) o meu *Bloga-me isto!