terça-feira, março 20, 2007

Ode ao Porto

Foto: Adriano F.

Vejo-te como a minha aldeia
Cor cinzenta cheia de cor
Cheirosa fragrância de dor
Do forte refúgio da ameia.

És invicta em nossos corações
Que vivemos da tua força
Pela diária peleja que reforça
A vitória inscrita nos brasões.

São as tuas trabalhadoras gentes
Mãos calosas arrancadas da terra
Aventureiras na paz e na guerra
Com orgulhos no peito refulgentes.

Parideira da luz do pensamento
Das artes, da cultura e da ciência.
A história cobriu-te de sapiência
Do engenho em contínuo movimento.

Teus edifícios de granito fundados
Arrancados da rocha que te sustenta
É parte da dureza que te alimenta
Dos Clérigos e Burgueses por ti amados.

Daqui Portugal foi antevisto.
Fizeste das tuas tripas, coração.
Assim, no futuro, seja tua missão.
MEU PORTO, Bloga-me isto!

7 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns Francisco!Acredito que qualquer portuense consegue sentir um arrepio e descrever o que de tão pessoal sente por ela que é nossa mãe e nos acolhe! É como quando ouvimos falar bem de alguém que nos é próximo.
... Do forte refúgio da ameia.- ameia e merlões é o que é constitui as torres dos monumentos e afins...(só uma nota)

Miguel disse...

"Fizeste das tuas tripas, coração"

Grande nota!
A dureza da necessidade na origem dos "tripeiros" resultou já então no altruismo das sua gentes...
A razão/emoção casadas aqui como em pouco lado... porque assim aqui somos e em mais lado nenhum éramos assim!

Marisela Agra disse...

Eu blogo-te isso.....

Sabes que o Porto para mim é aquele oceano profundo que me acolhe sempre que quero sair da minha vida.

É a minha cidade de eleição e mesmo longe dela sempre que por ai passo arrepio-me.

lindo, um beijo

mare disse...

Magnífico!
captaste a essência do nosso Porto, de todos nós!

É só pena que o Porto de hoje seja uma cidade quase dormente, sem a acutilância de outros tempos e conformada consigo própria.

Mas o meu Porto é o meu Porto, é a cidade em que me perco e faço perder. É a fiel depositária das minhas memórias de menino e de estudante e a minha reserva de futuro. É a cidade do meu reencontro. É a cidade da minha serenidade e um dia a ela voltarei.

Anónimo disse...

A Passar....grande Ode..ao Porto...

Vou sentir saudades...dEla...da minha cidade...


Um beijo



Post Scriptum: Loved the new look, nice suit..

Lindona disse...

Lindìssimo!

Eu sou uma apaixonada pelo Porto.

A foto está irresístivel

Claudia disse...

Porto é uma parideira? Jesus...