quinta-feira, outubro 19, 2006

Via Verdusca


Ontem ficamos a saber que a Região do Grande Porto já está muito desenvolvida. Sim, porque as portagens nas nossas SCUT’s vão ser uma realidade e, a razão para isso, é o grau de desenvolvimento desta nossa zona.

Não sei se hei-de ficar contente, ou chorar baba e ranho. Não, porque não concorde com as portagens, mas sim pela justificação delas. Mas vamos por partes.

Primeiro, cadê a responsabilidade das promessas? Foi uma promessa de campanha não alterar o regime das SCUT’s, se bem que o adversário directo tenha dito que isso era impossível, era desastroso e irresponsável. Mas, contra os argumentos (reais), optou-se pela demagogia, para se conseguir mais uns votos, e pronto! Ao fim de um ano e tal de governo, eis que a “promessa” torna-se “conversa” (da treta, claro). Quando é que estes gajos irão parar com isto? Claro que a culpa não é só deles. É igualmente dos “nabos” que acreditam, em campanha, neste tipo de juras!

Depois, a confirmação de que somos uma região desenvolvida. Que raio de merda é esta? Que patranha é esta que nos pretendem colar? Se há região deprimida, com maior nível de desemprego, e que ano após ano, leva golpes destes nas costas, é a região do Porto. Não aceito ser mais vergastado por esses políticos do sul, que olham para cima, qual complexo de “mouro conquistado”, e dizem: “Estes saloios (não se esqueçam que só Lisboa é que é cidade) no Norte, com as suas empresas, têm muito dinheiro (veja-se o contributo do Norte no PIB), vamos lá sacar mais um tanto para podermos fazer mais um aeroporto (ridículo), mais uma ponte (para outra margem), e o que nos vier à cabeça, aqui, onde tudo conflui, qual ralo na banheira!”. Depois admirem-se tanta bílis da nossa parte. Percebo que gostem muito de “Elefantes Brancos” mas, para aqui no norte, é mais “Pérolas Negras”.

E quanto às vias alternativas? Bem, essa é que de morrer! Qual a alternativa à A29? A N109! A A29 foi construída (literalmente) por cima dessa “via alternativa”. Outra é a A1. Claro, também se paga portagens, mas isso é um pormenor. E que tal a IC24? Ou “Via de Cintura Externa inacabada que está prometida há mais de 20 anos e nunca sai do papel e é uma vergonha que uma cidade da dimensão do Porto não tenha bypass e todo o tráfego rodoviário de norte para sul e sul para norte tenha de passar no meio dela”? (o nome da IC24 é longo, não é?). Qual a alternativa a esta? NÃO HÁ. É que aqui não há CREL’s , CRIL’s e afins. Aqui só há CROLL’s nas piscinas desses nossos supostos ricos empresários.

No entanto, não é de esquecer qual o proponente desta pérola do OE07. O Ministro Mário Lino, esse farfalho (lembram-se da alface velha dos Gato Fedorento) que desde que foi empossado como ministro de Portugal, tem sido um verdadeiro “mouro” de trabalho contra os interesses do norte. É interessante ver que sempre que essa figura mourisca aparece, é para nos puxar as orelhas. Mas ele a mim, já não me vai puxar mais nada, para além desde escarro que daqui lhe propalo.

Urge que renasça o D. Afonso Henriques, porque afinal não conseguiu expulsar todos os mouros de Lisboa. A Al-Qaeda tem QG no Ministério das Obras Públicas (ou será Ministério das Obras Lisbonenses), sob a chefia do Sheik Osama Mário Lino, e está a fazer com que o Porto se pareça Bagdade. Para mim, ele é o “ás de espadas” nos mais procurados no norte.

Para ele, para as suas portagens e co-proponentes, o meu Bloga-me isto!
P.S. O blogger Mário Lino tem andado muito distraído com o seu Alforge (porque será que eu não me admiro do nome do blog incluir o Al), porque já não é actualizado desde Fevereiro de 2005. Deve estar muito ocupado com as contas das portagens do Norte e não tem tempo para isso. Aproveito para o relembrar de ler o seu artigo, tornado autobiográfico, intitulado "Um Ministro patético". http://alforge.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

O primeiro comentário vai para a fotogenia do camarada Lino, sempre bonito.

O segundo comentário, mais importante que o primeiro, visa enaltecer a grande visão do ministro. Suspensa a segunda vaga de investimento do Metro do Porto (por ele próprio sobre grande pressão da pasta das finanças que alegava derrapagens orçamentais que jamais existiram numa honesta e exemplar obra de Lisboa), o homem (de grande visão) pretende criar a vaga de fundo necessária para desbloquear a massa para o nosso metro. Ao colocar portagens à volta do Porto, o camarada Lino pretende aumentar a procura do transporte público. Como não há oferta suficiente, vai haver justificação para recomeçar a segunda fase do Metro. Mas como não há dinheiro, faz-se a Ota e o TGV. Adoro os nossos políticos.